Clássico Paulista: A polêmica diz pouco sobre o jogo, mas tem sua relevância


No momento da polêmica o Corinthians já vencia o jogo, mas apenas por 1x0. Era a chance de ampliar o placar, mas não o fez. O segundo gol alvinegro foi fruto de outro pênalti, de outro lance. Por que então os jogadores palmeirenses saíram tão inconformados?

Jailson fez o seu protesto salientando o risco: “sei que posso ser punido”. Um desabafo tão necessário e inevitável que rompe a barreira do temor de uma penalidade, o jogador fez o que manda o sangue quente depois de um clássico, e fez sem excessos. Dudu também reclamou, Michel Bastos tentou fugir da polêmica, mas não conseguiu. Polêmica essa que se deu não pela existência (ou não) do contato, e sim pela demora. Por que o árbitro deixou o lance seguir por tanto tempo?
Imagem do Globo Esporte, disponível em: https://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/dudu-e-jailson-detonam-passaram-a-mao-de-novo-na-gente-aqui.ghtml


A polêmica foi tanta que o árbitro cedeu coletiva algumas horas após da partida. Afirmou que não houve orientação do quarto árbitro para aplicar a penalidade, apenas tinha ficado em dúvida do contato no momento do lance, e depois, ao ver a perna de Renê Junior machucada, puniu o goleiro alviverde por excesso de força.

A atitude do árbitro acompanhada de seu depoimento é compreensível e até aceitável para quem está de fora do acontecido, como diz o ditado popular, “quem vê de fora, vê melhor”. A questão é que o torcedor, esteja no estádio ou não, nunca está de fora! Porque futebol e paixão são indissociáveis, e ninguém gosta de ver quem ama ser injustiçado, sem conseguir defendê-lo com unhas e dentes.

Talvez também o pós-clássico não fosse o mesmo sem esta polêmica. Talvez dizeres como “o choro é livre” não teriam a mesma força. O fato é que o erro faz parte do futebol e promove discussões imensas, no entanto, a polêmica de ontem foi causada pelo medo de errar, pela precaução de conferir de perto, pela demora que demandou entender o contato entre os dois jogadores.

O problema é que às vezes ninguém está certo e às vezes ninguém está errado, o problema é que ora buscamos e defendemos formas de deixar o futebol mais limpo, ora tememos sua mecanização, o problema é que o torcedor nunca estará “de fora”, e o problema é que isso é também a solução e a essência da coisa. Se houvesse árbitro de vídeo, o lance deveria ter sido parado ali para interpretação, certo? Certo, porque pênalti não permite "lei da vantagem". Mas de certo haveria outra questão discutível, senão não seria futebol.


comentário(s) pelo facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário